Qual é o público-alvo ideal para quem está iniciando na carreira contábil?
- 26/09/2019 às 14:00:00
- Jornal Contábil
Você é um estudante ou graduando em Ciências Contábeis que planeja trabalhar como contador online e abrir um escritório contábil?
Se sim, significa que há muito planejamento pela frente, o qual se baseará nas suas habilidades e, também, no público-alvo que pretende abranger.
Enquanto contador iniciante, o profissional tem muito a se preocupar em relação ao perfil do potencial cliente. Tal reflexão engloba o autoconhecimento de suas capacidades e, principalmente, a experiência do seu público quanto aos serviços de contabilidade.
Imaginemos uma empresa que contrata serviços contábeis há mais de 15 anos e, porventura, dispensou o fornecedor. Evidentemente, estamos falando de um perfil com alto grau de exigência, o que requer do contador mais autoridade e conhecimento sólido dos procedimentos.
Será que esse é o tipo de cliente mais adequado ao principiante? É justamente sobre isso que refletiremos neste conteúdo: qual é o público-alvo ideal para contadores iniciantes. Curioso para saber? Então prossigamos!
O que você tem a oferecer ao público?
Apresentar o diploma, bem como o registro no Conselho Regional de Contabilidade (o famoso CRC), é um ótimo começo para atestar a sua aptidão, mas está longe de ser a fachada que atrai olhares, pois você não é o único profissional atuando na região, correto?
Por isso, antes de entender quem é o seu público-alvo, é importante que invista na própria qualificação. A partir de sua autorreflexão você pode definir, também, qual é o seu diferencial no mercado, ou seja, que tipos de problemas contábeis é capaz de resolver.
Supondo-se que tenhas feito um curso prático de Departamento Pessoal, significa que o cliente em potencial é representado por MEIs, Pessoas Físicas, empresas do Simples Nacional, isto é, aquelas que mantêm uma quantidade de funcionários que o seu escritório consiga atender.
Encontrei o meu diferencial. E agora?
Você se lembra da hipótese de assumir um cliente que usufrui de serviços contábeis há muito tempo? Pois então, digamos que este, por ser bem informado e ter um grau de exigência maior — afinal, o seu escritório tem de prestar serviços mais qualificados que as empresas anteriores —, não é um perfil adequado para contadores iniciantes.
Sendo assim, o que um profissional inexperiente deve observar? Primeiramente, analise a demanda para o tipo de serviço que pretende fornecer. Por exemplo, se a intenção é ofertar serviços diversificados, como fiscais, Imposto de Renda, abertura, alteração e encerramento de empresa, entre outros, as opções tendem a ser mais amplas.
Em segundo lugar, é interessante focar os potenciais clientes que ainda estão aprendendo a importância da Contabilidade. A princípio pode não parecer muito lógico, pois é mais fácil prospectar quem está propenso a contratar o serviço, mas a estratégia é promissora.
Muitas empresas de micro e pequeno porte não contam com especialistas para cuidar da contabilidade, o que, cedo ou tarde, acaba despertando-as, visto que falhas, negligências e descumprimento de prazos geram prejuízos.
Logo, o contator tem um lastro para convencê-las a adquirir o serviço e, com o tempo, constatar os benefícios. Aliás, elucidar o quanto a contabilidade facilita a gestão de negócios é algo que pode ser feito de diferentes maneiras no mundo digital.
Como educar um público-alvo pouco informado?
O contador online dispõe de ótimo instrumento para interagir com clientes em potencial: a Internet. Por meio de investimento pequeno já é possível ser encontrado na web e, também, implementar estratégias de marketing digital eficientes.
Por exemplo, um profissional recém-formado em Ciências Contábeis com noções básicas de marketing tem a opção de utilizar de sua vocação acadêmica para publicar conteúdos relevantes ao público e, assim, começar a construir a sua reputação na rede.
Conforme mais potenciais clientes tenham acesso aos conteúdos, você passa a educá-los e conscientizá-los de que a contabilidade é fundamental para o crescimento de qualquer empresa, independentemente do porte.
Resultado disso tudo? Você terá condições de ofertar os serviços a empresas que acabaram de descobrir a contabilidade como solução de seus problemas. Ou seja, terá criado interação com o público-alvo ideal para contadores iniciantes!