O que muda com a inteligência artificial na contabilidade e no RH
- 26/07/2024 às 14:00:00
- Contábeis
O uso de IA na contabilidade e recursos humanos vem se tornando uma prática comum nas empresas. Entenda como isso impacta os profissionais dessas áreas.
Cada vez mais, as pessoas estão usando a inteligência artificial (IA) como ferramenta para facilitar processos e trazer praticidade para suas vidas atribuladas. A popularização desse recurso também se reflete nas áreas administrativas de órgãos públicos e empresas privadas, que vêm investindo em inovações tecnológicas, programas de capacitação profissional e upskilling, além da atração de talentos com as habilidades condizentes com essa tendência.
Muitos profissionais já estão vivenciando as transformações impulsionadas pela IA no dia a dia de trabalho. Seja para agilizar processos administrativos ou embasar a tomada de decisões, é bom entender o impacto dessa tendência e se preparar para o que vem pela frente. Então, confira quais são as principais mudanças nesse sentido.
Inteligência artificial cada mais acessível para todos
Organizações dos mais diferentes portes e segmentos estão planejando usar, usando ou se adaptando ao uso de inteligência artificial em seus departamentos de contabilidade e RH — indo além da capacidade de perceber se um candidato usou o ChatGPT para escrever uma carta de apresentação com IA ou da automatização de tarefas burocráticas da área contábil, como a categorização de documentos e os cálculos cotidianos.
Com aplicativos e softwares cada vez mais simples, são muitas as possibilidades de aproveitar essa tecnologia para tornar mais eficientes os processos de gestão de pessoas e recursos, liberando profissionais dessas áreas para a condução de atividades mais estratégicas. Como já mencionamos antes, a tendência é de que o uso corporativo da IA seja um caminho sem volta e tudo leva a crer que essas ferramentas se tornem imprescindíveis no futuro.
Uso da IA nas empresas gera demandas por qualificação
Ao observar o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho, é possível buscar soluções para evitar que a aplicação dessa tecnologia elimine oportunidades de emprego ou de evolução na carreira. Em certa medida, esse desafio pode ser contornado com qualificação profissional e mudanças no panorama dos empregos. Em certa medida, isso já está mobilizando as pessoas e as organizações. No Brasil, os investimentos em treinamento e capacitação tiveram um aumento de 6% por colaborador no ano passado, segundo pesquisa recente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD).
Profissionais de contabilidade precisam estar preparados para usar novas ferramentas digitais. Ao mesmo tempo, eles podem estar prontos para trazer sua expertise aos projetos que envolvem equipes multidisciplinares no uso de IA, por exemplo, atuando com engenheiros de prompt, técnicos em cibersegurança e analistas jurídicos (para garantir a conformidade com as leis de proteção de dados).
IA na contabilidade e no RH agiliza as rotinas da empresa
De acordo com um relatório do Think Work Lab, ainda são poucas as empresas brasileiras usando IA em suas rotinas administrativas (apenas 38%), com a maioria aplicando esse tipo de recurso aos seus processos de recrutamento e seleção. Ou seja, ainda há muito o que explorar.
Na contabilidade, é possível ganhar tempo, precisão e eficiência com o processamento de cálculos mais complexos e dos registros necessários no dia a dia, além de monitorar possíveis mudanças na legislação ou nas normas em vigor para que a organização se mantenha conforme todas as exigências — ajudando a evitar gastos não planejados, multas e processos trabalhistas.
E o RH pode se beneficiar com a agilidade que isso traz para a análise de indicadores, por exemplo, com a aplicação de People Analytics para prever cenários e moldar estratégias de gestão de pessoas. No médio e longo prazo, isso ajuda a reduzir custos e otimizar as iniciativas do departamento, gerando um impacto positivo para os colaboradores e para a imagem da empresa em geral.
O fato é que a aplicação de IA já está moldando o futuro da sociedade e das corporações. E os profissionais de contabilidade e RH podem ter um papel importante nessa transformação, como fontes de inteligência humana na condução dessa jornada.